Muitos ativos de tecnologia que não são mais necessários ainda possuem certo tempo de vida e valor. A venda de produtos eletrônicos usados pode ser uma oportunidade para sua organização de recuperar parte de seu investimento inicial. Ou então você pode cobrir parte dos seus custos com o descarte. Mas como você pode fazer para garantir que seu equipamento esteja em ótima condição e atrativo para a revenda?
Nós destacamos aqui cinco ações fundamentais para você maximizar a recuperação do investimento em ativos de TI:
1. Manuseie com cuidado.
Seu equipamento sobreviveu a prestação de serviço para sua organização de forma intacta. Não deixe que ele seja danificado antes que chegue ao mercado de revenda. Evite danos seguindo as melhores práticas de armazenamento e embalagem de seus ativos aposentados.
2. Considere as tendências de preço.
Mesmo que o mercado para tecnologia usada seja fluído e os retornos possam flutuar, as tendências de preço podem ser identificadas por tipo ou classe de ativo. Seu parceiro ITAD pode ajudá-lo a determinar quando seus ativos deixarão de ser geradores de receita e passarão a ser criadores de custos. Planeje seus próximos ciclos de renovação com as informações de seu parceiro para garantir que você otimize o valor de retorno de seu equipamento sendo removido.
3. Aja rápido.
Não deixe seus equipamentos eletrônicos parados por muito tempo antes de revendê-los. Quando um novo produto é lançado, muitas empresas se movimentam para renovar seus equipamentos ao mesmo tempo, enviando um monte de produtos iguais para o mercado de revenda. O valor dos ativos que são colocados novamente no mercado pode mudar rapidamente. Evite acumular ativos em armários ou armazéns. Faça com que eles sejam removidos o mais rapidamente possível.
4. Mantenha-o montado.
Sistemas com componentes faltando vão te dar baixos retornos. Não deixe que seus técnicos tirem peças de suas máquinas desordenadamente. Além disso, garanta que os hard drives, fontes de energia, baterias, suportes de monitores e todos os outros componentes removíveis sejam entregues ao seu fornecedor junto com os ativos. Se você precisar de peças, separe um número específico de ativos somente para esse propósito.
5. Sanitização em vez de destruição.
A diferença em valor de revenda entre sistemas que possuem o disco rígido e aqueles que não o possuem pode chegar até 30 por cento. Todas as grandes organizações normais nos EUA e na Europa aceitam o apagamento adequado de dados da mesma forma como a destruição física dos discos. Um parceiro certificado pode realizar a sanitização de dados em compliance com os mais modernos padrões da indústria. Por outro lado, apagar os dados custa dinheiro, então apagar os dados de equipamentos que não possuem valor de revenda pode ser desperdício. Um método – apagar ou destruir – não atende todos os cenários de descarte, mesmo dentro de uma mesma empresa.
Recomendamos a leitura do white paper: A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e o descarte inteligente de eletrônicos pelas empresas.