Os impactos na gestão de ativos de TI durante a pandemia de COVID-19

Descarte

Poucas empresas tinham planos de contingência visando continuidade dos negócios neste tipo de mudança radical na rotina de trabalho. Esse é o principal motivos dos impactos na gestão de ativos de TI durante a pandemia.

O surto de coronavírus (COVID-19) está fazendo com que empresas de todo o mundo reexaminem seus planos de preparação para desastres. As organizações precisam planejar e se preparar para os riscos que podem estar envolvidos com interrupções na continuidade dos negócios, planos de viagens de negócios cancelados, possível perda de dados, tempo de inatividade não planejado e outros tantos associados ao trabalho em home office.

Diretivas para trabalhadores remotos

Uma parcela pequena da força de trabalho da maior parte das empresas já realizava um modelo de trabalho remoto. A maioria não estava preparada para os impactos na gestão de ativos de TI durante a pandemia. Contudo é pertinente ressaltar que existem benefícios no home office incluindo redução do estresse, aumento da produtividade, e até uma taxa maior de retenção de talentos. Mesmo assim, é importante estabelecer regras básicas para manter o programa de trabalho remoto eficaz e gerenciável. 

Veja aqui dicas para melhorar a produtividade no home office:
https://itrv.com.br/blog/home-office-como-contencao-do-covid-19-9-dicas-para-trabalhar-de-casa/

A documentação destas diretrizes, ajudará você e seus funcionários remotos a conseguir um acordo mútuo em relação ao Trabalho Remoto, Política de Uso Doméstico de Equipamentos de Propriedade da Empresa e Política de Acesso Remoto.

Aplicação do uso da VPN

À medida que mais usuários trabalham em locais remotos, a necessidade de acesso seguro a redes, sistemas e dados continua aumentando. O uso de uma rede virtual privada (VPN) é mandatório manter a segurança da rede nos acessos aos recursos internos pelo time remoto.

Plano de continuidade de negócios

A rápida disseminação gerou impactos na gestão de ativos de TI durante a pandemia de COVID-19, o que forçou muitas empresas a enviar funcionários para casa. Em muitos casos o profissional possuía um equipamento desktop, ou seja, não tinha mobilidade.

Na melhor das hipóteses, os líderes liberam os funcionários levarem consigo seus equipamentos desktop (ativos) de propriedade da empresa.

E agora, à medida que mais funcionários das empresas estão migrando de forma definitiva para trabalhar em casa devido à pandemia do COVID-19, a demanda por novos laptops vem aumentando on-line e nas lojas de varejo, fazendo com que muitos modelos se esgotem e outros com prazos de entrega impraticáveis.

Despesas de inatividade de infraestrutura e equipamentos

Sua infraestrutura foi calculada para suportar uma quantidade de computadores no seu escritório com redes sem fio, servidores, roteadores e equipamentos desktop. Os impactos na gestão de ativos de TI durante a pandemia de COVID-19 que encontramos em diversos relatos e fotos pela internet são escritórios inteiros vazios. Isso significa que existem diversos ativos que hoje não estão suportando a sua operação e sendo depreciados.

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