Home office como contenção do Covid-19: 9 dicas para trabalhar de casa

Descarte

Já é de conhecimento geral a escalada do Coronavírus pelo mundo, com isso, a Organização mundial da Saúde e o os Governos de cada região tem aconselhado o home office como melhor opção para contenção do covid-19. Contudo, para quem não está acostumado a trabalhar de casa, esse pode ser um grande desafio, devido, principalmente, à grande variedade de distrações e tentações que um home office oferece.
Obviamente, há benefícios em trabalhar em casa: tempo de viagem reduzido, economia de combustível e refeições.
De fato, trabalhar em casa pode realmente resultar em maior produtividade – a Workopolis constatou em sua pesquisa que 90% das pessoas acreditam que o teletrabalho as torna mais produtivas. Isso pode ajudá-lo a alcançar esse equilíbrio indescritível entre vida profissional e pessoal.
Pode haver distrações, no entanto. O cachorro quer sair. A roupa precisa ser lavada. Seus filhos / outras pessoas importantes / vizinhos não entendem o conceito de que trabalhar em casa ainda está funcionando e você encontra um tempo dividido entre realmente fazer as coisas e tentar evitar interrupções.
Sabendo que o home office pode ajudar na contenção do Covid-19, criamos dicas de como você pode tornar seu escritório em casa o espaço mais produtivo possível?

1. Configure seu escritório para produtividade.

Tente ficar fora das áreas de passagem e encontre um canto tranquilo da casa, se possível. Verifique se o seu espaço tem uma janela para ventilação. Crie espaço suficiente para que você possa ter tudo o que precisa para realizar seu trabalho com facilidade.

2. Mantenha suas distrações à mão.

Você precisará de coisas para relaxar de vez em quando. Talvez seja um livro, um aplicativo de jogo no seu telefone ou um instrumento musical favorito – escolha sua arma. Mantenha-o por perto para que você possa se recompensar com intervalos curtos, mas esconda-o fora de vista. Você não quer ser constantemente tentado e se vê encarando-o ansiosamente, em vez de trabalhar.

3. Fique confortável.

É muito difícil ser uma pessoa focada e produtiva quando você está constantemente se esforçando para ver a tela do computador ou esfregando suas costas doloridas.
Invista em uma boa cadeira de escritório e verifique se está sentado em uma posição ergonomicamente correta em sua mesa. Se você ficar realmente desconfortável sentado demais, tente uma mesa em pé em um canto da sala. Não gosto muito deles, mas algumas pessoas juram gostar.
Pequenas coisas como uma tela anti-reflexo para o seu computador podem aumentar seriamente o seu nível de conforto, permitindo que você se concentre em realizar seu trabalho.

4. Faça exercícios leves.

Pegue um conjunto de faixas de resistência, pesos leves ou até mesmo uma esteira pequena ou uma máquina de step e mantenha-a no espaço do escritório. Se não tiver acesso a nenhum desses equipamentos você pode fazer uma série de outros exercícios. Alongamentos, flexões, abdominais etc. Fazer pequenos intervalos para o exercício pode ajudá-lo a mudar de marcha, reorientar e reenergizar conforme necessário ao longo do dia. Sem mencionar – é apenas bom para você. Sua cabeça e coração (costas, ombros e joelhos …) agradecerão por isso.

5. Limpe o escritório frequentemente.

As pessoas têm o hábito de colecionar nos escritórios domésticos … todo tipo de coisa – especialmente se você tem filhos.
Crie o hábito de limpar o seu escritório em casa: pilhas de papel, livros meio lidos, xícaras de café, bugigangas e tudo o que estiver ocupando espaço e não servindo a nenhum propósito.
Resista ao desejo de usar esse espaço como armazenamento – e lute contra qualquer outra pessoa em sua casa que veja aquele espaço limpo e agradável como uma casa em potencial para aquelas caixas de roupas velhas e livros que são preguiçosos demais para levar ao porão. Você não pode seguir seu ritmo de trabalhar em casa com uma mentalidade clara e focada quando está cercado por lixo.

6. Faça uma pausa nos olhos.

Parece nada, mas você ficaria surpreso com a diferença que isso pode fazer! É difícil lembrar de fazê-lo regularmente, então faça um esforço real aqui e veja como funciona para você.
Reduza o cansaço visual seguindo a regra 20-20-20. A cada vinte minutos, pare de olhar para a tela. Olhe para algo a 20 metros de distância e segure-o por 20 segundos. Seus olhos vão agradecer.

7. Trabalhe com Propósito.

Essa dica é muito importante. Faça uma lista de tarefas que você precisa concluir todos os dias – e cumpra essas metas. Verifique se tudo o que você precisa para realizar seu trabalho está disponível para você, seja no escritório ou no computador. Cruze os itens da lista à medida que avança.

8. Seja duro com as pessoas que distraem

Pode haver pessoas em sua vida que, por mais que você tente lembrá-las gentilmente, simplesmente não entendem – que trabalhar em casa ainda significa trabalhar!
Seja um vizinho falador, ou um amigo que apenas gosta de aparecer ou sua sogra ligando incessantemente, ensine-se a desengatar educadamente, mas com firmeza. Depois que você informar as pessoas sobre seu horário de trabalho e sua indisponibilidade, não será necessário pedir desculpas por não estar disponível por algo que não seja uma emergência real.
Se você não definir seus limites, ninguém fará isso por você.

9. Vista-se como quem vai para o escritório

Não trabalhe de pijama. É importante se forçar a levantar e se preparar para um dia de trabalho regular, todos os dias. Caso contrário, você se distrairá, perderá a noção do tempo e entrará em pânico quando, de repente, precisar se preparar para uma vídeo chamada ou realmente ir a algum lugar. Além disso, há algo em vestir a peça que faz você se sentir mais profissional e pronto para enfrentar seu trabalho da maneira mais produtiva possível.

Hoje, mais do que nunca, empresas tem aprendido as vantagens do home office não só para contenção do covid-19, mas também para a organização como mostra o artigo da Exame:

https://exame.abril.com.br/negocios/8-empresas-com-politicas-home-office/


Post anterior
Guia de boas práticas para desenvolver processos ITAD
Próximo post
Os impactos na gestão de ativos de TI durante a pandemia de COVID-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu