Importante e oportuna é a discussão sobre o reuso de computadores e seus benefícios para o meio ambiente e a sociedade como um todo. Afinal, o acelerado avanço tecnológico das últimas décadas tem como consequência o curto ciclo de vida dos equipamentos eletrônicos, que rapidamente se tornam obsoletos. E, assim, nos deparamos com um problema cada vez maior: o lixo eletrônico decorrente do descarte de computadores pessoais.
E, entre as opções para resolver essa questão, o reuso de computadores ganha cada vez mais destaque por se apresentar como uma solução altamente viável. Confira o porquê neste artigo e aprenda mais sobre o assunto.
O problema do lixo eletrônico
Nas últimas décadas, a aquisição de computadores e aparelhos celulares, entre outros, tem sido uma prática frequente entre os consumidores. O valor relativamente baixo, se comparado ao passado, e a crescente oferta de equipamentos cada vez mais velozes e modernos, estimula a substituição constante de equipamentos considerados ultrapassados por novos modelos.
Desta forma, os consumidores, e em especial as empresas com grande quantidade de máquinas, se deparam com uma série de questões, tais como: o que fazer com os equipamentos usados e como descartá-los.
Interessante notar que o acúmulo de lixo eletrônico não foi previsto pelas indústrias ou pela sociedade. A área da informática era vista desde o início como uma indústria não poluidora. Porém, foi o avanço tecnológico acelerado que encurtou o ciclo de vida desses equipamentos e acabou contribuindo para a geração de uma enorme quantidade de lixo eletrônico.
Quando o lixo eletrônico torna-se um problema ambiental?
Por sua vez, o problema ambiental surge quando os equipamentos eletrônicos são descartados em locais inadequados e até mesmo em lixeiras e sacos plásticos comuns misturados com outros objetos de consumo.
O descarte desse lixo eletrônico de forma incorreta diretamente no meio ambiente, faz com que as substâncias que compõem os equipamentos se tornem agressivas para a natureza. Afinal, esses produtos contém chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc., substâncias químicas que podem prejudicar o solo e até mesmo a água. Sem falar do setor informal de coleta resíduos eletrônicos em aterros, que, para extração de materiais de maior valor comercial, promovem a incineração e reações químicas que emitem líquidos e gases tóxicos que contaminam o solo e lençóis freáticos.
E essas atividades pouco fiscalizadas ou mesmo ignoradas, apresentam baixa eficiência na reciclagem, comprometem a saúde dos trabalhadores envolvidos, que raramente utilizam equipamentos de proteção adequados, além de afetar permanentemente o meio ambiente.
Por isso, torna-se fundamental encontrar alternativas sustentáveis para o problema do lixo eletrônico. E a melhor delas é o reuso de computadores.
O impacto do reuso de computadores para o meio ambiente
O principal benefício do reuso de computadores é sem dúvida o seu impacto positivo no meio ambiente, já que os componentes ganham uma vida extra com o reuso, o que significa menos lixo nos aterros e uma redução significativa do consumo de recursos naturais e energia que seriam empregados na produção de computadores novos.
O reuso de computadores é uma atividade que está de acordo com os princípios da economia circular e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/10. A economia circular propõe a reutilização dos produtos ao máximo de suas capacidade, para posterior reuso e então reciclagem.
Como funciona o processo para reuso
O processo para reuso de computadores funciona basicamente da seguinte forma: o computador é desmontado, seus componentes passam por limpeza, reparação ou substituição das peças danificadas, updating e remontagem.
E se engana quem pensa que computadores que passaram por esse processo não funcionam tão bem. Todos os computadores passam por testes de qualidade, da mesma maneira que um produto novo antes que ele entre em circulação, para garantir que estejam em perfeitas condições de uso. Computadores de três a cinco anos de idade são rápidos, poderosos e adaptáveis o suficiente para atender às necessidades de muitos usuários.
Para um consumo mais consciente de nossos recursos naturais, é fundamental aumentar a vida útil dos produtos eletrônicos, e dos computadores em especial. O reuso propicia uma novo ciclo de vida aos itens, que podem assim oferecer seus benefícios para novas pessoas por um valor muito mais amigável, o que também traz um impacto positivo na sociedade e na economia, permitindo o acesso de mais pessoas aos computadores.
Reciclagem vs. Reuso
Os dois processos, reciclagem e reuso, são igualmente importantes e contribuem para um meio ambiente mais saudável, evitando o desperdício de materiais. No entanto, é bom saber a diferença existentes entre eles e que a reciclagem nem sempre é a melhor opção.
Reciclagem
Quando falamos em reciclar um produto, a ideia central é transformá-lo em algo novo, ou seja, inserir esse material em um novo ciclo de produção (re-ciclar). Dentre os resíduos recicláveis podemos citar as garrafas PETs, vários tipos de papel, metal, vidro, tecido, plástico e claro, componentes eletrônicos. O processo de transformação desses materiais contribui para a redução do consumo de matérias-primas, de energia e da poluição dos recursos naturais, além da emissão de gases de efeito estufa.
Reuso
Já quando falamos em reuso de um material, estamos falando que o item não será transformado em um novo produto, mas sim novamente utilizado. O reuso, apesar de não contribuir diretamente para a questão dos resíduos, dispensa o reprocessamento, economizando energia e novas matérias primas. E, segundo estudos, é aproximadamente 25 vezes mais benéfico para o meio ambiente prolongar a vida útil dos computadores usados de três a cinco anos do que a reciclagem no final da vida útil nessa idade.
Mas, além de contribuir para o meio ambiente economizando energia e matéria prima, o reuso apresenta as seguintes vantagens:
- Impede que materiais sejam descartados no lixo, evitando a poluição do solo e da água.
- Reduz a quantidade de resíduos perigosos.
- Cria novos negócios e oportunidades de emprego.
- Fornece produtos mais acessíveis aos consumidores.
Ou seja, o reuso se apresenta como uma melhor solução do que a reciclagem em vários aspectos.
As vantagens do reuso de computadores para as empresas
Se o descarte doméstico de computadores já é um problema, imagina quando se trata de uma empresa com dezenas, às vezes centenas de máquinas que se tornam obsoletas do dia para a noite?
Pensando nisso, existem empresas como a ITRV, especializada na gestão de descarte de equipamentos de TI. Com técnicos capacitados, a ITRV inventaria e determina a destinação mais adequada (remanufatura, revenda, doação ou reciclagem) ao parque tecnológico obsoleto de outras empresas.
Assim, os computadores ganham uma nova vida depois de descartados. Eles podem ser adquiridos pelos próprios colaboradores da empresa (endosale). Também podem ser objetos de uma ação social, beneficiando a sociedade, incentivando a inclusão digital e, assim, obter retorno por meio da satisfação dos stakeholders e ganho para a imagem institucional.
Se você é gestor de ativos de TI, não deixe de ler este artigo: Gestão de ativos de TI: como minimizar os custos com descarte?