Programa de descarte tecnológico: uma ótima opção para a sua empresa

Descarte, Reuso

O acelerado avanço tecnológico das últimas décadas tem como consequência o curto ciclo de vida dos equipamentos eletrônicos, que rapidamente se tornam obsoletos. Assim, nos deparamos com um problema cada vez maior para as empresas: o lixo eletrônico decorrente do descarte tecnológico.

Pois bem, entre as opções para resolver essa urgente questão, o reuso de computadores com a opção de revenda para os próprios funcionários da empresa, ganha cada vez mais destaque por se apresentar como uma solução altamente viável e de grande impacto para todas as partes envolvidas.

Se interessou e quer saber mais sobre o assunto? Quer entender como funciona o Programa de Descarte Tecnológico e como ele pode ser altamente vantajoso para a sua empresa e principalmente para os seus colaboradores? Então continue lendo este artigo.

Boa leitura!

O processo de reuso

Para um consumo mais consciente de nossos recursos naturais, é fundamental aumentar a vida útil dos produtos eletrônicos, e dos computadores em especial. O reuso propicia um novo ciclo de vida aos equipamentos eletrônicos da empresa, que podem ser adquiridos por novas pessoas por um valor muito mais amigável. E isso, traz um impacto positivo na sociedade e na economia, pois permite o acesso de nova parcela da população aos computadores e todas as vantagens que ele pode proporcionar.

O processo para reuso de computadores funciona basicamente da seguinte forma: o computador é desmontado, seus componentes passam por limpeza, reparação ou substituição das peças danificadas, updating e remontagem.

Ele contribuiu para o meio ambiente economizando energia e matéria prima, mas também:

  • Impede que materiais sejam descartados no lixo, evitando a poluição do solo e da água;
  • Reduz a quantidade de resíduos perigosos;
  • Cria novos negócios e oportunidades de emprego;
  • Fornece produtos mais acessíveis aos consumidores, ou no nosso caso, aos colaboradores da empresa.

Pensando nisso, é que a ITRV (IT Recovery Value) criou o Programa de Descarte Tecnológico. Assim, os computadores da sua empresa ganham nova vida depois de descartados e podem ser adquiridos pelos seus próprios colaboradores (endosale) ou outras pessoas, de maneira simples e muito prática.

Reuso X Reciclagem

Importante destacar, para que não se crie confusão, que o reuso é diferente da reciclagem.

Quando falamos em reciclar um produto, a ideia central é transformá-lo em algo novo, ou seja, inserir esse material em um novo ciclo de produção (re-ciclar).

Já quando falamos em reuso de um material, estamos falando que o item não será transformado em um novo produto, mas sim novamente utilizado.

O reuso, apesar de não contribuir diretamente para a questão dos resíduos, dispensa o reprocessamento, economizando energia e novas matérias primas. E, segundo estudos, é aproximadamente 25 vezes mais benéfico para o meio ambiente prolongar a vida útil dos computadores usados ​​de três a cinco anos do que a reciclagem no final da vida útil nessa idade.

Ou seja, o reuso se apresenta como uma melhor solução do que a reciclagem em vários aspectos.

Como funciona o Programa de Descarte Tecnológico (PDT)

O Programa de Descarte Tecnológico (PDT) nada mais é do que uma iniciativa da empresa de trazer para seus funcionários a oportunidade de adquirir os computadores que entrarem no ciclo de substituição definidos na política de gestão de ativos.

A aquisição, por sua vez, acontece através de venda direta para o funcionário interessado em comprar seu equipamento de uso (replacement) ou de um leilão privativo para todos os colaboradores.

A ITRV é a responsável por toda a execução e o gerenciamento do projeto. Assim, a responsabilidade e os esforços operacionais da empresa são minimizados, agregando valor ao programa.

E se engana quem pensa que computadores que passaram por esse processo não funcionam tão bem. Todos os computadores passam por testes de qualidade, da mesma maneira que um produto novo antes que ele entre em circulação, para garantir que estejam em perfeitas condições de uso. Computadores de três a cinco anos de idade são rápidos, poderosos e adaptáveis ​​o suficiente para atender às necessidades de muitos usuários.

Como se pode perceber, além de ser um programa democrático e abrangente, ele está alinhado com a política socioambiental e com a ideia de que o reuso é uma destinação sustentável para o descarte tecnológico.

Benefícios do programa para as partes

Com o programa, a empresa além de estender o ciclo de uso de seus equipamentos eletrônicos, passar a ser vista como agente consciente dessa iniciativa socioambiental. Mas não é só isso.

O Programa de Descarte Tecnológico apresenta, entre outros, os seguintes benefícios para as partes envolvidas:

  • Redução do custo e do esforço operacional;
  • Descongestionamento da TI;
  • Descomplicação Fiscal/Financeira;
  • Aumento da governança/controle;
  • Aumento da conformidade com as novas regras ou políticas socioambientais;
  • Inclusão dos “não computadorizados”;
  • Garantia e suporte pós-vendas;
  • Pagamento facilitado via cartão de crédito em até 3 vezes sem juros ou via boleto bancário.

O Programa de Descarte Tecnológico passo a passo

O Programa de Descarte Tecnológico da ITRV funciona da seguinte forma:

  1. Quando chega o momento da substituição das máquinas, o usuário (colaborador) e avisado pela empresa que terá a opção prioritária de adquirir o computador que é usado por ele no seu dia a dia na empresa e assim, inaugurar um novo ciclo.
  2. O funcionário agenda a troca do seu computador conforme o processo e o prazo definidos pela área de TI em comunicado prévio. 
  3. Antes de entregar o computador para a área de TI, o funcionário que optou pela compra deve fotografar, de forma nítida, o N° de série e do Asset Tag do equipamento.
  4. Ao entregar o equipamento, ele receberá um formulário técnico (STE) e a partir da data de emissão do STE, terá até 30 dias para encaminhar seu pedido de compra para a ITRV. Junto com o formulário o funcionário deve enviar a foto que tirou dos dados do equipamento e também suas informações de contato.
  5. O pagamento pode ser feito em parcela única por meio de boleto ou em até 3 vezes no cartão de crédito.
  6. Os funcionários ainda poderão adquirir outros computadores que restarem em condições de reuso através de um leilão on-line exclusivo para eles. Todos são convidados, com 15 dias de antecedência, a participar do leilão através de e-mail com as informações de acesso à plataforma on-line e às regras de participação.
  7. Todos os computadores vendidos terão garantia estendida por 90 dias para troca de peças e equipamentos com defeito.
  8. Após o equipamento ser revisado, os dados serem removidos e o processo de cobrança ter sido concluído, será agendada a data de entrega, que poderá ser feita (sem custo) no próprio escritório onde o equipamento foi entregue ou em um CEP de preferência do funcionário com custo do SEDEX.
  9. Por uma questão de confidencialidade, serão removidos todos os dados armazenados no disco rígido (HD), também etiquetas ou adesivos colados no computador. Será reinstalado o sistema operacional original da máquina e qualquer aplicativo adicional deverá ser instalado pelo comprador.

Compartilhando os resultados 

No Programa de Descarte Tecnológico a ITRV será responsável por:

  • Revisar o equipamento;
  • Realizar a sanitização dos dados (limpeza física e lógica para remover e eliminar de forma permanente e segura as informações contidas no equipamento);
  • Realizar a cobrança;
  • Entregar o equipamento;
  • Prestar o suporte no período da garantia* estendida de 90 dias.

Por sua vez, o processo de compra e venda dos computadores pela ITRV se inicia com ela adquirindo os computadores em bom estado físico e funcional da empresa por um valor de compra.

Após todo o processo de revisão e limpeza, ela oferece os equipamentos aos funcionários por um valor competitivo, calculado através de um desconto de 30% da média anunciada no Mercado Livre ou similares. Já no caso dos computadores que serão vendidos em leilão, o valor do lance inicial é calculado através de um desconto de 50% da média anunciada no Mercado Livre ou similares.

Após as vendas, a ITRV compartilha com a empresa entre 60% e 40% do resultado, levando-se em consideração seus custos:

  • Logístico;
  • Operacional (datawipe, revisão, reinstalação etc.);
  • Financeiro (flexibilidade de pagamento. Exemplo: até 3 vezes sem juros no cartão);
  • Fiscal (impostos relacionados a emissão da NFe de vendas).

Por sua vez, esse resultado deverá ser pago através de nota fiscal de serviço ou acrescentado na próxima aquisição de ativo.

Como exemplo, segue uma análise financeira que deverá ser aprovada a cada lote de computadores colocados à venda:

1. Valor de Compra dos equipamentos em bom estado físico e funcional.

2. Valor calculado através de um desconto de 30% da média anunciada no mercado livre ou similares.

3. Valor calculado através de um desconto de 50% da média anunciada no mercado livre ou similares.

4. 40% do resultado que deverá ser pago através de um NFe de serviço ou acrescentado na próxima aquisição de ativo.

Conclusão

Como você pôde perceber, o descarte tecnológico não precisa ser um problema para a sua empresa, muito pelo contrário. Ele pode ser a oportunidade da empresa mostrar para o mercado e para toda a comunidade o quanto valoriza e se preocupa com a sustentabilidade e principalmente com a questão do lixo eletrônico.

Investir em ações sustentáveis é indicado para todas aquelas empresas que se preocupam com o meio ambiente, mas que também querem ter um retorno vantajoso e adquirir um grande valor agregado.

Post anterior
Checklist para um programa de descarte de ativos de TI (ITAD)
Próximo post
O lixo eletrônico e as leis estaduais de resíduos sólidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu